Pages

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dicas para escolher o buquê.


Escolher o modelo certo para o grande dia é uma tarefa muito importante! Eu já vi noivas usando tudo quanto é tipo de buquê, e existem tantos modelos lindos que com certeza você ficará doida na escolha deste acessório, entretanto a escolha errada também pode acabar não combinando muito com você (ex. se você é muito alta e usa um buquê minúsculo, ou se você é baixinha e usa um buquê gigante), então bora lá sanar algumas dúvidas.

Obs.: Um pouco de história: esse componente básico tem sua origem na palavra francesa Bouquet, entretanto os primeiros exemplares surgiram na Grécia Antiga com o uso de ervas e alhos para atrair boas energias. 

Vamos começar assim:

1. Quais são os modelos de buquê presentes no mercado?

  • Buquê Redondo - bolinha

Esse tipo de buquê deve seguir o seu nome, ele tem que ser bem bolinha/redondinho. As flores são amarradas de uma forma que se transformam em uma bolinha.
Ele é ótimo para os casamentos mais clássicos, e ficará bem tradicional se você optar por uma única cor (obs.: saiu um pouco de moda à escolha de apenas um tipo de flor). 
Agora se você for uma noiva mais moderna, e quer inovar, escolha várias cores e vários tipos de flores. 

  • Buquê Cascata


Esse buquê é muito famoso, você com certeza já viu esse modelo (tipo no casamento dos seus pais, das suas tias...), mas acredite esse modelo agora está super em alta e tem voltado com tudo (p.s com um formato um pouco mais leve do que dos anos 70-80). 
Como levam muitas flores geralmente esse modelo é um pouco mais caro. 
Ficam lindos em casamentos mais clássicos e com vestidos mais trabalhados (pura ostentação).

  • Buquê Apresentação

Mais conhecido como buquê desfile/de braço, pois você o levará apoiado em seu braço. Suas hastes ficam sobrando e geralmente são amarrados com fitas longas, pendendo até o final.
Esse é um ótimo modelo para casamentos diurnos; na fazenda...
É um modelo extremamente diferente e a noiva que o usa com certeza foge do comum.

  • Buquê feito à mão

Este tipo de buquê é aquele feito para parecer que acabou de ser colhido ("fui ao meu jardim e escolhi as minhas flores, rsss*").
As hastes são mais curtas, então ele vem mais preso em suas mãos.
É mais utilizado em casamentos ao ar livre, ou casamentos informais.

  • Buquê Ramalhete




Este modelo geralmente são carregados em apenas uma mão (diferente do buquê feito a mão), e podem ser feitos de diversas maneiras.
Suas hastes são embrulhadas com fitas, e é bastante comum encontrar modelos como esse de broche, flores de papel, etc...
Podem ser mais soltos, ou mais “amarradinhos”. É mais usado pelas madrinhas (por conta do tamanho - já que ele é bem menor).

  • ·        Buquê Invernal



Eles podem ser de qualquer formato, mas são famosos pelos elementos de "épocas frias" (como pinhas, folhas mais pontiagudas). Não são muito utilizados no Brasil (já que quase não possuímos mais inverno aqui), entretanto são muito bonitos também!

  • Buquê de Suculentas


Eu sou mega suspeita pra falar de suculentas (eu simplesmente amo elas), enfim, esse modelo geralmente traz mais folhas do que flores (tudo bem que esse aí da foto tem mais flores #disfarça!).
Um pouco de história: reza a lenda que esse tipo de buquê, surgiu no século XIV para mascarar odores ruins dos noivos. 
São uma ótima opção para qualquer tipo de casamento desde os mais clássicos até os mais despojados e você também pode optar em colocar mais ou menos suculentas.

  • Buquê Bailarina


Eles possuem esse nome, pois são feitos com tule.
É uma excelente opção para aquelas noivas que estão com o orçamento um pouco apertado, pois ele usa menos flores e mais tule.
Também é uma ótima opção para aquelas noivas que possuem um estilo mais retrô (estilo anos 50). Ficam ótimos com vestidos mais curtos.

  • Buquê Crescente


É uma ótima opção para os casamentos no campo, normalmente ficam com os caules à mostra e as flores se organizam de uma forma mais solta. Tem esse nome porque parecem estar crescendo na mão da noiva.

  • Buquê Flor Solitária

Esse tipo de buquê leva apenas uma flor, são simples e refinados.
Alguns são feitos de papel. Mas como dica - Se quiser usar este modelo, escolha uma flor beeeem grande! 

2. Agora algumas observações :)

Ultimamente os buquês mais usados são os assimétricos com flores mais nobres (como orquídeas, tulipas e peônias), também tem se observado que as noivas estão preferindo mesclar diferentes flores e cores.

O buquê não precisa necessariamente combinar com a decoração da festa, mas o ideal é não destoar muito, o legal é manter a harmonia ;). 

Algumas meninas possuem muitas alergias, então evite - lírios, angélica e lavandas. Obs. Os lírios podem manchar o vestido, então todo cuidado é pouco. 

Por fim, na hora da escolha procure considerar a estação que ocorrerá o casamento, bem como pergunte ao especialista quais flores são mais resistentes (ex. as tulipas são flores muito sensíveis, até o calor das mãos pode murchá-las). 


P.s esse aí é o buquê dos meus sonhos! 

Espero que vocês tenham gostado. Se houverem maiores dúvidas manda a pergunta aqui nos comentários, será um prazer responde-las.

Com carinho,
Voile de Noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário