Pages

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lista de Casamento

Como equilibrar o número de convidados e o orçamento da festa?

1. Por onde começar a lista de convidados?

Como bem sabem a lista de casamento é o primeiro passo para o planejamento de um casamento (dizem que o ideal é começar 1 ano antes do casamento, mas se você não tem tanto tempo assim, o ideal é começar o quanto antes! - imediatamente).

Lembre-se que, a quantidade de pessoas convidadas irá interferir diretamente em diversos itens (local da recepção, quantidade de bebida, lembrancinhas, buffet, etc.).

Mesmo que seu casamento seja só na igreja é necessário saber a quantidade de pessoas, para encontrar um local que possa acomodá-los perfeitamente (igreja muito grande e vazia, ou muito lotada com convidados do lado de fora, desagradam).

O ideal é começar a sua lista pelas pessoas mais próximas, aquelas que efetivamente participam da vida do casal, depois considere os parentes mais distantes, amigos dos pais e amigos do trabalho.

Dica: comece pela ordem parental (bisavós, avós, tios, primos...), ou comece pelos padrinhos e amigos, ou faça em ordem alfabética (nesse caso fica mais fácil na hora de conferir e evita-se repetir nomes).

2. Orçamento – como equilibrar o orçamento e o tamanho da lista?

Lembre-se a lista deve ser elaborada levando em conta o orçamento. Na dúvida, o melhor é começar com um número modesto de convidados, se depois você perceber que existe uma sobra no orçamento, aí sim, estenda a sua lista. Ok?

3. Maiores erros na elaboração da lista

1º Os noivos fazerem a lista separadamente (acredite, ela ficará enorme e possivelmente fora do orçamento de vocês).

2º Convidar pessoas apenas por protocolo (não convide alguém apenas por obrigação).

3º Convidar alguém só porque você foi a seu casamento (você não tem obrigação nenhuma em convidar alguém que não seja tão próximo de você, mesmo que tenha ido no casamento deles. O casamento é seu, siga seu coração, convide apenas quem você realmente quer que esteja lá para celebrar com você).  

4. Os pais podem interferir na lista?

Lembre-se que a festa é do casal, então a priore eu diria que não, mas será um gesto muito educado permitir que seus pais possam convidar algumas pessoas de seu círculo de amizades (mas, converse com eles e explique os custos envolvidos e as limitações de vocês, ok?).

5. Critérios para cortar nomes da lista

Se precisarem cortar nomes, avaliem quem são os convidados obrigatórios e, especialmente, a proximidade destas pessoas com vocês.

6. Quantidade de faltosos – RSVP (Répondeez s’il vous plaît)

Quando os noivos convidam alguém, entende-se que gostariam muito que todas estas pessoas estejam presente, certo?

Muitos noivos convidam já contando que tal pessoa não virá (tipo aquele tio que mora muito longe e nunca sai de casa). Pois bem, você pode ser mais querida (o) do que você imagina, e o casamento pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa resolver viajar e vir. Portanto, nunca convide achando que não vem.  

Em geral, existe uma variação de 10% a 20% de faltosos. Mas, não seja radical nem para mais e nem para menos. Então quando você for contratar o buffet, você pode até fechar um número um pouco menor do que o total da sua lista (lembre-se de 10 a 15%) – mas, se perto da festa, o número de confirmado tiver aumentado, avise o buffet e pague a diferença.

O ideal é que o casal utilize do serviço de confirmação de presença (RSVP), ele é interessante para o casal ter uma noção da quantidade de convidados (peça a resposta para pelo menos 15 dias antes da festa). Mas ele não é regra absoluta, mesmo que alguém confirme presença, imprevistos podem acontecer, ou algumas pessoas tem vergonha de dizer que não irá. Então por fim, considere em torno de 10% de faltosos. Ok?

7. Convidados do trabalho
Se você não for chamar ninguém do trabalho, evite ao máximo comentar sobre o casamento. Caso queira convidá-los, priorize aqueles que os noivos têm uma relação fora do ambiente de trabalho.

8. O que responder caso alguém fale com você sobre o casamento e você não o convidou?

Essa é realmente uma das situações mais difíceis que vocês terão que lidar durante os preparativos.

Mas sinceramente, não se chateie (acredite ele é quem está sendo deselegante).

Priorize a verdade – diga que os custos do casamento são muito mais altos do que você imaginava e que, portanto teve que cortar muitos amigos queridos da lista, que conta com a compreensão da pessoa, e que adoraria recebe-la na sua futura casa para um café, um jantar ...

Se for um casamento pequeno: Diga que será uma cerimônia pequena, íntima, e que você só pôde chamar os familiares e amigos muito próximos. Mas que você conta com a compreensão da pessoa, e que adoraria oferecer um jantar para ele em sua futura casa.  

Obs.: Amigo não tem que se convidar para a festa, se isso acontecer acredite essa pessoa está sendo muito indelicada (não se sinta mal).

***Preparei um arquivo no Excel para aquelas noivas que não tem muita experiência com essas tecnologias, a lista já está programada para no final calcular o número de convidados.
O problema é que eu não estou conseguindo incluir o arquivo aqui ( :( snif, snif),+ se for realmente do seu interesse me envie um e-mail pedindo o mesmo que eu o envio imediatamente, ok?) - obrigada pela compreensão!

e-mail: voiledenoiva@hotmail.com

Qualquer dúvida estou à disposição.

Espero que essas dicas ajudem vocês.
Com carinho, 
Voile de Noiva.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário